• Associação Barreiros

Fund I e Fund II


Programa Fundamental I

O Programa Fundamental I atende semestralmente 280 crianças que estão neste estágio em escolas públicas de Ilhabela. Cada criança frequenta a Associação Barreiros duas vezes por semana, durante 3 horas, participando de um grupo de aproximadamente 20 alunos. Nossos objetivos principais para o Fundamental I são:

 

"trabalhar em grupo, resolvendo conflitos; conviver com diferentes culturas; confiar na própria capacidade de aprender e de atuar; tomar consciência de suas potencialidades; saber escolher e tomar decisões individuais e coletivas; criar, executar e apresentar projetos coletivos."

 

Também estimulamos a leitura e a escrita, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão e o respeito – com a própria pessoa, com outro e com o meio ambiente.

A cada semestre, os educadores elaboram coletivamente projetos a partir de cada faixa etária. Inúmeros recursos são utilizados: relatos de histórias, resgate de jogos e brincadeiras, música, capoeira, culinária, artes plásticas, construção com sucata, dobraduras, jogos de raciocínio, jogos corporais e atividades diversas com o suporte da informática. As oficinas realizadas estão integradas aos projetos e entre si, sempre garantindo aos alunos a oportunidade de usufruir da mediação e dos talentos de todos os educadores.

Praticamos uma educação que considera fatores cognitivos, emocionais, e sociais, acolhendo as dificuldades, respeitando as histórias, os recursos e os ritmos individuais ao longo de todo o semestre. Depois, no semestre subsequente, novas propostas são criadas após avaliação coletiva, sempre buscando aperfeiçoamento da ação.

A permanência das crianças nos programas é indeterminada. Os alunos já inscritos têm prioridade nas vagas oferecidas e as vagas remanescentes são preenchidas por novos alunos.


Programa Fundamental II

O Programa Fundamental II também atende, semestralmente, até 280 adolescentes cursando o ensino fundamental II em escolas municipais de Ilhabela. Cada aluno frequenta a Associação duas vezes por semana, durante 3 horas, em grupos de aproximadamente 20 alunos. Nosso foco nesta faixa etária é um pouco diferente do Fundamental I. Aqui, trabalhamos o conhecimento de si, do outro e do ambiente; a autoconfiança; o respeito mútuo; a construção coletiva; a ampliação do horizonte cultural; a comunicação verbal e escrita; o uso adequado da informática; a reflexão e a discussão de temas pertinentes à adolescência; o reconhecimento e a valorização da diversidade.

 

"O cuidado com a comunidade, a concentração, o trabalho em grupo, a organização, a resolução de conflito também fazem parte desta etapa. Utilizamos para isso, de maneira ampla e integrada, as artes plásticas, os jogos corporais e dramáticos e os recursos multimídia – tais como a informática, a internet, o vídeo e a fotografia."

 

Praticamos uma educação que acolhe as dificuldades e considera fatores cognitivos emocionais e sociais, respeitando as histórias, os recursos e os ritmos individuais.

Todas as propostas pedagógicas são desenvolvidas integralmente ao longo do semestre. No semestre subsequente novas propostas são apresentadas – após avaliação coletiva para aperfeiçoamento da ação. A permanência no programa é indeterminada. Os alunos inscritos tem prioridade na inscrição no semestre subsequente. As vagas remanescentes são preenchidas por novos alunos.


9 visualizações0 comentário