Objetivos da atividade: esta atividade tem como objetivo geral a observação atenta do entorno em suas qualidades plásticas, aguçando e enriquecendo o olhar das crianças sobre sua realidade. Como objetivo específico, a atividade propõe a percepção das “texturas”, como qualidade visual e tátil das superfícies, através da técnica de frotagem.
Duração da atividade
2 aulas de 1h.
Descrição da atividade
Aula 1: Frotagem
(duração – 1h)
1. Roda de conversa (20 min) – a aula se abre com todos sentados em círculo, para uma conversa sobre o princípio da impressão gráfica. No centro da roda podem estar dispostos alguns livros que apresentem uma diversidade de tipos de impressão e qualidade diversas de texturas, para colaborem com esta conversa. Como eram feitas as impressões de imagens antes da Era Digital? Levantadas algumas hipóteses, o professor, em exemplo prático, apresenta a técnica da frotagem como principio de tudo isto: a textura matérica que, por meio de um giz de cera friccionado sobre um papel aderido a uma superfície, produz a imagem-espelho da superfície em questão.
2. Saída pelo espaço pátio para coleta de frotagens (25 min) – munidas de giz de cera e papel sulfite, as crianças são convidadas a observar a diversidade de texturas das superfícies das coisas. Como o mundo é rico em diversidade de texturas! Utilizando a técnica da frotagem, os alunos produzem, individualmente, uma pequena coleção de texturas visuais.
3. Apreciação das frotagens coletadas pelo grupo (15 min) – no retorno à sala de aula, com ajuda do professor, as crianças dispões as texturas coletadas (na parede, num painel ou numa mesa) para apreciação de todos. Pode ser observada a diversidade de texturas coletadas, as diferenças e semelhanças; pode-se fazer uma brincadeira de adivinhar a procedência de cada uma; e conversar sobre a experiência vivida.
Sugestão – Em atividade posterior, as texturas coletadas podem ser utilizadas para realizar uma composição com recortes, individualmente ou em pequenos grupos.
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